21/9/2009

Postado por Morcelli em Destaque, Dossiê | 10 comentários

ZUR-EN-ARRH Parte 01 – Bruce Wayne: Louco ou Incompreendido?

batman-bruce-wayne-assassino

Zur-En-Arrh é um especial de 6 partes sobre todo o questionamento de sanidade mental do Batman, e como ele se relaciona com tudo que o autor Grant Morrison fez com o personagem nos últimos anos, bem como uma análise ao mito criado em volta de uma pessoa que dedicou toda a sua vida até os limites de qualquer humano para cumprir seu dever jurado. O amigo e leitor Luis Alberto é autor desta pequena obra de análise que todos os leitores do Multiverso DC terão o prazer de ler a partir de hoje!

Por Luis Alberto

link001Como todos sabemos, durante muito tempo foi questionada a sanidade do Homem Morcego. Em várias histórias, vemos seus próprios aliados questionando até que ponto Bruce Wayne iria para proteger sua identidade como Batman. Em “Bruce Wayne: Assassino/Fugitivo”, por exemplo, Wayne é acusado de matar uma jornalista, que aparentemente havia descoberto a identidade do Batman. O Comportamento de Bruce começa a mudar, e enquanto isso, todos ficam na dúvida: será que Bruce enlouqueceu desta vez?

Sejamos sensatos. Perder os pais assassinados é realmente uma enorme tragédia, ainda mais nas condições relatadas. Contudo, esse é o tipo de fato que acontece todos os dias, e só por que ele podia, ele se tornou o Batman? Esse é um dos tópicos questionados por Paul Dini, em “Batman: Guerra ao Crime”, contudo, não é foco da principal da dúvida levantada aqui. A pergunta é: pode um trauma ser tão forte, a ponto de motivar uma pessoa, a dedicar sua vida a um propósito quase suicida? Seria isso normal?

Um dos plots de Batman R.I.P. é esse. Bruce Wayne está ficando louco ou sempre o foi? A luva negra, sem parar, tenta levar o Batman ao limite da razão, induzindo as pessoas próximas a ele a crer que esteja ficando doido. Em Batman 677, vemos Jezebel Jet, a namorada de Bruce, questionando se ele está (mentalmente) bem, ou ainda, se essa tal “Luva Negra” não é obra do próprio Bruce tentando atormentar o Batman por anos de juventude perdidos (referência clara de Morrison a história “The Untold Legend of Batman”, não publicada no Brasil, mas resumida aqui no Multiverso DC).

Vemos ainda em Batman 673 (Batman 77 – Panini), Bruce diversas vezes dizer que o que ele está fazendo e o rumo que sua vida está tomando é normal. Para isso, anota todas as suas experiências num diário, a fim de mostrar que isso realmente é um procedimento, não mera loucura. Repare que é quase como uma auto-afirmação do tipo: “eu não sou louco!” Em Crise de Identidade, Bruce reflete sobre a sua escolha de vida:

link002

“Eu escolhi esta vida. Eu sei o que estou fazendo. E a qualquer momento eu poderia parar… Hoje, no entanto, não é o dia. E Amanhã também não será”.

Perceberam? O Batman se tornou quase como um vício para ele, e o que prova isso é que ele vive afirmando o contrário (pior, para si mesmo!). Contudo, como visto em Batman: Venom (pub. originalmente em Legends of the Dark Knight 16-20, que no Brasil saiu em “Um Conto de Batman: Veneno 1-5, Ed. Abril, jul-set, 1992), o maior poder de Batman é sua determinação e força de vontade. Na história, Bruce se vicia no Veneno (o mesmo que dá a força descomunal de Bane), e vendo que isso estava prejudicando sua vida, ele se tranca na caverna durante um mês para se libertar da dependência da droga. Portanto, se Bruce realmente não quisesse ser o Batman, ele já teria se aposentado. Mas afinal, isso livra a cara do Batman de ser internado do Arkham? Ainda é cedo para afirmar isso… Vamos prosseguir na análise proposta por Grant Morrison a fim de não tirar conclusões precipitadas.

batman-venom

Como todos sabemos, durante muito tempo foi questionada a sanidade do Homem Morcego. Em várias histórias, vemos seus próprios aliados questionando até que ponto Bruce Wayne iria para proteger sua identidade como Batman. Em “Bruce Wayne: Assassino/Fugitivo”, por exemplo, Wayne é acusado de matar uma jornalista, que aparentemente havia descoberto a identidade do Batman. O Comportamento de Bruce começa a mudar, e enquanto isso, todos ficam na dúvida: será que Bruce enlouqueceu desta vez?Como todos sabemos, durante muito tempo foi questionada a sanidade do Homem Morcego. Em várias histórias, vemos seus próprios aliados questionando até que ponto Bruce Wayne iria para proteger sua identidade como Batman. Em “Bruce Wayne: Assassino/Fugitivo”, por exemplo, Wayne é acusado de matar uma jornalista, que aparentemente havia descoberto a identidade do Batman. O Comportamento de Bruce começa a mudar, e enquanto isso, todos ficam na dúvida: será que Bruce enlouqueceu desta vez?


Tags:, , , , , ,


Suporte o Multiverso DC.com:
  1. O ultimo paragrafo repete uma frase seguidamente…

    E cara eu adoro essa frase,resume mto bem o personagem:
    “Eu escolhi esta vida. Eu sei o que estou fazendo. E a qualquer momento eu poderia parar… Hoje, no entanto, não é o dia. E Amanhã também não será”.

  2. Bacana o texto. Acho que é isso que faz o batman tão interessante, justamente as discussões a respeito do personagem, e o ponto de vista bastante pessoal quecada um tem dele. Eu, particularmente, acho que sim, Batman, sempre teev problemas (ou passou a ter quando seus pais morreram), uma vez que, num mundo onde existem superseres, só isso para explicar a fixação que o Batman tem por combater o crime, deixando de lado inclusive sua vida pessoal. Por outro lado, vejo o batman mais com pena do que como um exemplo de garra e força de vontade. Veja, ele poderia ter se tornado policial, bombeiro, etc, mas prefere fazer as coisas do seu próprio jeito, embora ele saiba que sua luta seja uma guerra impossível de ser vencida.

    Enfim, estou divagando, mas o texto é bem bacana…

  3. Luís Alberto disse:

    @Rafael: Pois é cara, esse apenas é um dos muitos pontos de vista que temos a respeito do morcego. Ele é só um maluco do cassete ou um soldado treinado? Não deu pra por isso no artigo, mas tecnicamente falando, ele não chega a ser um sociopata, apesar de que, apresenta alguns dos disturbios comuns a esse tipo de “efermidade” (como a falha em se conformar com a lei e as normas sociais, e sua irritabilidade e agressividade).
    Agora, com relação a esse lance dele poder ser um policial, na história citada acima (The Untold legend of Batman), mostra que ele cursou direito, e ia se tornar um investigador, mas ao perceber que cumprir a lei e fazer justiça nem sempre são a mesma coisa, desistiu. Abraço!

  4. Ótimo texto, é basicamente aquela idéia que todos já sabem, Batman ser um pirado do caralho, e tudo mais, que é realmente o que o torna muito interessante.

  5. Rodrigo disse:

    sabe o que é uma das coisas mais interessantes disso tudo

    é que existem obras que apresentam uma argumentação semelhante em relação a Sherlock Holmes, inclusive levantando a possibilidade de o grande arqui-inimigo dele (o professor Moriarty) ser na verdade uma construção da mente doente do proprio Holmes

  6. Luís Alberto disse:

    @Rodrigo: Sério??? Será que é típico dos detetives serem todos uns malucos? Batman, Questão, Holmes, Rorschack, alguém lembra mais um?
    Obs: Se souber o nome do livro, põe aí, por favor cara! Me interessei pelo que vc falou =)

  7. Rodrigo disse:

    Luis, eu até tô procurando mais referencias para tê passar

    no momento eu sô me lembro de um filme, baseado neste mesmo livro que falei, onde o Dr. Watson tenta levar Holmes para ser tratado pelo Dr. Freud

    o nome do filme em ingles é The Seven-Per-Cent Solution

    Robert Duvall faz o papel do Dr. Watson e o Alan Arkin faz o Dr. Freud

    o escritor do romance é Nicholas Meyer

    aqui o link para o filme no IMDB
    http://www.imdb.com/title/tt0075194/

  8. Outra coisa,Mão Negra, era o nome da organização secreta que matou Franz Ferdinando e fez que fosse o pontapé inicial da 1° Grande Guerra.Coincidencia,já que a Mão Negra que matar o Batman,e cronologicamente falando,RIP vem antes de Crise Final,euqe é um grande evento dentro da DCU.

  9. Luís Alberto disse:

    Rodrigo, muito obrigado! Estou procurando o livro pra comprar. Parece ser muito bacana cara! Brigado mesmo!

    E Diogo: O Arqueduque da Austria? Sério? Essa eu não sabia… Será que Morrison quis dizer que era a mesma organização? Ou que a Guerra foi uma mera aposta de poderosos? Hum… vindo dele, tudo é possível… Vale a pena averiguar!

  10. mauricio disse:

    a unica pessoa que não tem duvidas sem ele matou ou não é o superman, curioso isto vindo logo dele que tanto contesta so metodos de bruce.

Trackbacks/Pingbacks

  1. ZUR-EN-ARRH – Parte 02: Solidão, Obsessão e Stress Pós-Traumático | Multiverso DC.com - [...] [ZUR-EN-ARRH - Parte 1] [...]

Responder